O nome que
se dá a uma marca deve atender ao posicionamento estratégico, deve criar uma diferenciação dos concorrentes e,
caso possa estar exposto a outras culturas, deverá ter atenção o que poderá
representar perante quem é de uma cultura/pais diferente.
Mas não é um
processo fácil. Para cada nome memorável e relevante,
existem milhares de nomes irrelevantes, genéricos, difíceis de se pronunciar,
ou simplesmente impossíveis de nos lembrarmos.
Assim é unânime que
uma denominação mal escolhida pode acelerar para o seu fracasso. Vejamos alguns
exemplos em que não houve o cuidado na selecção e adaptação dos nomes aos
diferentes mercados:
A Ikea quando lançou uma das suas mais
recentes lojas em Banguecoque esteve quase a vender produtos com denominação
escandinava mas que em tailandês tinham conotações sexuais, como foi o caso do
vaso de plantas Jättebra, que se
assemelha, na gíria, a sexo
na Tailândia. Assinatura da rede de fast food KFC, " finger-lickin' good ",
não funciona muito bem na China. Aparentemente, a cadeia de fast food estava sugerindo que queriam "comer os seus dedos."
Outro exemplo menos feliz aos olhos de
outra cultura é o Toyota MR2 que na França ao se ler M-R-Deux fica a soar a m... A Fiat também não foi feliz com o
UNO na Finlândia dado que o termo, significa “lixo”. Também no México a American Airlines teve alguns problemas
por causa do slogan de lançamento das novas cadeiras em cabedal da primeira
classe: ao traduzir “Fly In Leather” para espanhol ficou “Vuela en cuero” que
quer dizer “Viaje nu”.
Também nos números é preciso ter muito
cuidado. O número sete é o número do azar no Quénia e em Singapura e o quatro
significa a morte na Coreia do Sul.
Contudo há sempre excepções à regra. Nos
dias de hoje se juntássemos as palavras coca e cola para representar uma marca
de refrigerantes não seriam a melhor opção contudo, Coca-cola, consegue identificar
uma das marcas mais valiosas no Mundo.
1 comment:
Hello very nice web site!! Man .. Excellent .
. Wonderful .. I'll bookmark your site and take the feeds also? I'm satisfied to seek out numerous useful info here within the submit, we
need work out more strategies on this regard, thank you for sharing.
. . . . .
Feel free to surf to my website :: arnhem vacature
Post a Comment