Para uma campanha publicitária ser considerada bem sucedida,
a sua mensagem terá de chegar ao público alvo (notoriedade) e deverá
corresponder a um determinado comportamento junto destes (uma compra, uma acção
etc.). Nesse sentido, a importância dos meios de comunicação poderá ser
fundamental no sentido de reforçar e credibilizar a própria campanha
publicitária.
O que se pretende numa determinada campanha publicitária,
não é somente fazer com que ela seja vista pelo seu público alvo, mas também
que a mesma seja considerada credível.
Muitos dos consumidores não lêem ou são cépticos a alguns
anúncios, nomeadamente quando estamos perante o lançamento de um novo produto: a
campanha publicitária poderá não ser suficiente para o “credibilizar” junto do
seu público alvo.
Aí poderão os meios de comunicação ser os parceiros ideais
nessa credibilização. Se, ao mesmo tempo que sair um anúncio publicitário,
surgirem notícias nos jornais, nas redes sociais, na televisão, com o
testemunho (positivo, claro!) de outras pessoas, sejam elas consumidores
anónimos ou líderes de opinião, será, sem dúvida, uma mais valia.
Recordo-me o que se passou comigo há uns anos, aquando do
processo de escolha de um carro. Comecei por pesquisar na internet por vários
modelos de diferentes marcas de um determinado segmento e ao nível do seu
custo. Depois desta primeira seleção, identifiquei duas marcas que considerei
adequadas ao que procurava, mas tinha de me decidir por uma. Então comprei
revistas da especialidade, pois queria ler a opinião de quem já os tinha
experimentado. Dessas leituras destacou-se uma opinião muito positiva sobre o
conforto de um dos carros. Pensei para mim que até na definição de conforto
poderemos ter considerações diferentes mas, de facto, quando me sentei pela
primeira vez nesse carro, comprovei que o tinha!
Muitas das vezes precisamos ‘ouvir’ uma fonte independente
para ajudar-nos a decidir e os meios de comunicação, para além de serem o
veículo difusor da campanha publicitária, poderão ser em si mesmos o meio para
passar uma mensagem de reforço e credibilização.
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