Monday, July 03, 2006

O valor da publicidade


As campanhas publicitárias muitas vezes são vistas como um investimento desnecessário ou não prioritário, ou ainda questionáveis, dado se julgar de difícil quantificação a sua influência no aumento das vendas.
De facto, muitas das empresas não possuem os mecanismos devidos para que se possa responder de uma forma objectiva e clara sobre os resultados de uma determinada campanha publicitária versus objectivos pretendidos.
Mas quais são esses objectivos?
Fornecer informações. Em primeira instância, uma acção publicitária pretende dar a conhecer as características dos produtos, assim como aumentar os níveis de conhecimento que sobre eles existem. Conteúdo, formas de utilização, locais e aquisição e de assistência técnica, constituem algumas das informações úteis para o consumidor que a publicidade deve facultar.
Aumentar a notoriedade. O nível de conhecimento sobre um produto/marca faz aumentar significativamente as hipóteses de aquisição. A divulgação das marcas permite que os potenciais consumidores conheçam a sua existência no mercado, aumentando-lhe a notoriedade.
Diminuir o esforço de compra. Quanto maiores forem os conhecimentos sobre uma marca mais fácil se torna tomar uma decisão, perante a panóplia de produtos existentes.
Influenciar na decisão de compra. Este constitui, certamente o objectivo máximo da publicidade.
Deste modo, estes objectivos vêm reforçar o papel da publicidade na sociedade, pois por um lado pode ajudar a empresas na comercialização dos seus produtos e por outro lado, beneficiar os consumidores no seu dia a dia.
O uso correcto da publicidade beneficia em muito as empresas, melhora a imagem dos produtos, e estimula a sua compra pelos consumidores.
Mas será que se consegue determinar se os objectivos foram alcançados?
Quando de efectua uma qualquer promoção pretende-se um aumento da notoriedade de um determinado produto e, principalmente, aumentar as suas vendas num determinado espaço temporal e para um determinado território. Para se concluir se a promoção foi ou não bem sucedida recorre-se à análise das vendas e obtém-se uma resposta quantitativa imediata.
Numa campanha publicitária, como os propósitos são, normalmente, mais alargados, é necessário recorrer a estudos qualitativos (estudos de mercado onde se avaliam e comparam níveis de notoriedade, recordação, preferência, etc) em conjunto com a análise dos próprios níveis de vendas.
Para tal, deve-se recorrer a quem melhor do que ninguém, conhece o mundo da publicidade – a agência de publicidade. E a estas instituições que cabe o planeamento e a execução das campanhas publicitárias. As opções que vier a fazer, vão permitir optimizar o investimento que se fizer na promoção do estabelecimento ou produto.
Para ser considerada uma boa campanha publicitária, esta não terá apenas de ser considerada uma proposta de inegável criatividade, mas também terá de ser reconhecida pelo target a quem se destina, bem como terá de ter reflexos nas vendas desse produto ou serviço.
A promoção dos artigos ou serviços com que nos apresentamos no mercado é algo que não se pode descurar num mercado competitivo como o dos nossos dias. A publicidade é uma das armas postas ao nosso alcance. Recorrer à publicidade revela-se, por vezes, uma necessidade e até uma mais valia.

2 comments:

Anonymous said...

Best regards from NY!
» »

Ueritom said...

Olá..

Gostaria de fazer uma troca de links com o www.inglesparaleigos2.blogspot.com ? Caso sim, favor mandar e-mail para inglesparaleigos@yahoo.com.br

Abraço!!