Tuesday, July 25, 2006

No Meio está a virtude


Uma mensagem ou campanha publicitária é transmitida ao seu público-alvo através dos meios ou media (em latim). Ou seja, os media são assim qualquer suporte onde se coloca um anúncio que será visto pelo seu público.
A televisão, a imprensa, os outdoors e a rádio são os principais media em Portugal, por ordem decrescente.
Para a preparação do plano de media cada um destes terá de ser analisado de forma a responder qual a sua cobertura, qual o seu custo e é também necessário determinar se a utilização do media chega até ao público-alvo com relativa audiência e ao mesmo tempo conseguirá criar afinidade pois só assim poderá agarrar a atenção de quem se pretende comunicar.

No caso particular de um espaço limitado geograficamente e limitado na diversidade e inovação dos media, como é o caso da nossa ilha, a atenção na escolha do(s) media(s) deverá ser redobrada e, sempre que possível, suportada por relatórios quantitativos sobre a frequência, a audiência, a cobertura, etc.

Sendo em Portugal a televisão o meio de comunicação onde são direccionados a maior parte do investimento total em publicidade, há que analisá-lo com atenção.

Assim, desde logo apercebemos que os canais de maior audiência são os canais nacionais que abrangem todo o Portugal até aos arquipélagos mas através da televisão por cabo. Ao se investir nestes canais, terá de se suportar desde logo avultados investimentos por spot publicitário e além do mais estará a dispersar o seu investimento por um público bem mais vasto do que pretende inicialmente, caso esteja apenas orientado para o mercado regional. Alias, esta análise deverá ser sempre feita quando está em questão está um qualquer meio com uma cobertura superior ao que se pretende, o que normalmente implica desde logo avultados investimentos.

Assim, reduzem-se os meios a investir: à imprensa local, aos outdoors, à televisão local e à rádio local, como principais.

Verifica-se uma limitada diversidade na oferta bem como, em alguns casos, com reduzida audiência e, por isso, a todos eles requeresse inovação e imaginação na utilização dos mesmos de forma a despertar a atenção no público-alvo.

Um outro media ainda não referido mas que tem vindo a ganhar importância no mix dos media é a Internet.

Apesar de estar a aumentar todos os dias o número de pessoas que a acedem, ainda não se sabe onde irá chegar.

Em muitos casos a presença de uma empresa na Internet tem o mesmo fundamento que leva muitas empresas a estarem cotadas em bolsa: aumentar a sua notoriedade e prestigiá-la através, no caso da internet, de uma imagem de modernidade e inovação.

Em resumo, ao se preparar o plano de media, para além de ter que ter em atenção ao orçamento disponível, deverão ser seleccionados o ou os media, que o público a quem se pretende atingir, sinta maior afinidade, audiência e cobertura e que permita, sempre que possível, alguma inovação, de forma a manter a mensagem publicitária na mente de quem se pretende atingir.

A correcta selecção dos media será meio caminho andado para que a mensagem publicitária chegue a quem a empresa quer comunicar, da forma mais económica.

No comments: