Todos os dias ouvimos falar das dificuldades porque passam muitas áreas de negócio. Uns falam de crise, outros enveredam pelo mercado financeiro. Porém, é necessário ter em atenção que a marca é um item importante para o sucesso, pois é a sua marca que vai ficar na mente dos consumidores, mesmo depois de passar a crise.
Mas o que é a Marca, que cuidados a ter e quanto é que vale?
Simplificadamente, a marca é um sinal distintivo que se coloca num produto ou empresa que serve para distinguir da concorrência. Mas no fundo é muito mais do que somente um sinal.
A capacidade de absorção do consumidor é limitada e a cada dia que passa estamos sujeitos a um maior número de informações das mais variadas formas. Daí ser inquestionável a importância da marca na vida dos consumidores, pois são elas que podem diferenciar num primeiro momento um fornecedor de outro, somente pela observação das marcas ou símbolos.
Os estudos de mercado efectuados para determinar a notoriedade das marcas não indicam necessariamente a quota de mercado na sua precisão, mas é muito mais fácil conquistar o mercado quando a marca ou o nome da empresa já está na cabeça dos consumidores.
A Marca é a síntese dos valores da empresa ou do produto. Mais do que o cartão de visitas, ou seja, da identidade, trata-se do nome que resume na mente do consumidor a promessa de entrega de valor.
Contudo aquando da criação de uma marca, deverá ter em atenção às embalagens que irá utilizar, ao layout/imagem da própria loja, ao papel de correspondência, etc.
As marcas com maior notoriedade e empatia entre os consumidores são as que agregam os atributos de qualidade, confiança além de uma forte imagem.
Mas como avaliar uma marca?
Vejamos o caso da Nike que poucos activos tangíveis possui relativamente à dimensão que transparece porque a política da empresa é produzir onde os custos sejam mais baixos, seja isso onde for. A Visa que possui os conhecidos cartões de crédito em todo o Mundo e que factura muitos milhões por não também apenas possuem alguns escritórios e nada mais.
A tarefa de avaliar o preço de algo que é único e intangível, é muito complexa mas é fundamental.
O modelo mais conhecido é da consultadoria britânica Interbrand em que define 7 aspectos que deverão ser pontuados. Os mais importantes são é liderança ou capacidade que a empresa tem em estabelecer os preços, em implementar a distribuição e dificultar a entrada de novos concorrentes. O grau de internacionalização é outro dos factores mais importantes. Outro factor tem a haver com a longevidade da marca, ou seja, quanto mais tempo tiver no mercado maiores serão as possibilidades de ter maior grau de fidelização e de notoriedade.
Outros factores dizem respeito à própria avaliação do mercado onde o produto está inserido sendo mais valioso em mercados com potencial de crescimento maior. Relacionado com este ponto está a tendência, relacionado com a capacidade da marca evoluir no tempo sem perder a sua identidade. Para finalizar temos a capacidade de empresa em investir em comunicação e pesquisa e desenvolvimento e as questões legais, onde é preciso determinar se a marca está protegida legalmente ao nível do registo.
O resultado está no cruzamento da avaliação do marketing com a parte financeira.
Mas o que é a Marca, que cuidados a ter e quanto é que vale?
Simplificadamente, a marca é um sinal distintivo que se coloca num produto ou empresa que serve para distinguir da concorrência. Mas no fundo é muito mais do que somente um sinal.
A capacidade de absorção do consumidor é limitada e a cada dia que passa estamos sujeitos a um maior número de informações das mais variadas formas. Daí ser inquestionável a importância da marca na vida dos consumidores, pois são elas que podem diferenciar num primeiro momento um fornecedor de outro, somente pela observação das marcas ou símbolos.
Os estudos de mercado efectuados para determinar a notoriedade das marcas não indicam necessariamente a quota de mercado na sua precisão, mas é muito mais fácil conquistar o mercado quando a marca ou o nome da empresa já está na cabeça dos consumidores.
A Marca é a síntese dos valores da empresa ou do produto. Mais do que o cartão de visitas, ou seja, da identidade, trata-se do nome que resume na mente do consumidor a promessa de entrega de valor.
Contudo aquando da criação de uma marca, deverá ter em atenção às embalagens que irá utilizar, ao layout/imagem da própria loja, ao papel de correspondência, etc.
As marcas com maior notoriedade e empatia entre os consumidores são as que agregam os atributos de qualidade, confiança além de uma forte imagem.
Mas como avaliar uma marca?
Vejamos o caso da Nike que poucos activos tangíveis possui relativamente à dimensão que transparece porque a política da empresa é produzir onde os custos sejam mais baixos, seja isso onde for. A Visa que possui os conhecidos cartões de crédito em todo o Mundo e que factura muitos milhões por não também apenas possuem alguns escritórios e nada mais.
A tarefa de avaliar o preço de algo que é único e intangível, é muito complexa mas é fundamental.
O modelo mais conhecido é da consultadoria britânica Interbrand em que define 7 aspectos que deverão ser pontuados. Os mais importantes são é liderança ou capacidade que a empresa tem em estabelecer os preços, em implementar a distribuição e dificultar a entrada de novos concorrentes. O grau de internacionalização é outro dos factores mais importantes. Outro factor tem a haver com a longevidade da marca, ou seja, quanto mais tempo tiver no mercado maiores serão as possibilidades de ter maior grau de fidelização e de notoriedade.
Outros factores dizem respeito à própria avaliação do mercado onde o produto está inserido sendo mais valioso em mercados com potencial de crescimento maior. Relacionado com este ponto está a tendência, relacionado com a capacidade da marca evoluir no tempo sem perder a sua identidade. Para finalizar temos a capacidade de empresa em investir em comunicação e pesquisa e desenvolvimento e as questões legais, onde é preciso determinar se a marca está protegida legalmente ao nível do registo.
O resultado está no cruzamento da avaliação do marketing com a parte financeira.
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