Wednesday, January 17, 2007

My name is BONDing


A dinâmica que envolve o Marketing faz com que, com muita frequência, vão surgindo novas terminologias e estrangeirismos ao mesmo tempo que outras linhas de pensamento surjem, procurando constantemente novas formas de abordar as variáveis do Marketing.

Não quer dizer que os fundamentos do Marketing estejam a mudar. O que tem vindo a mudar são as suas ferramentas e o seu ambiente.

Surge, então, a denominação “bonding” que, ao contrário do que possam pensar, não advém do nome do espião mais famoso da Rainha de Inglaterra, mas sim do substantivo Bond, que quer dizer ligação ou laço, e do verbo bonding, que significa ligar ou unir.

No fundo, o Bonding é um princípio do Marketing onde é construído um relacionamento emocional entre a marca e os seus clientes.

Além disso os consumidores não têm relacionamentos com produtos e serviços mas sim com marcas.

Uma marca é muitas vezes construída tendo por base as percepções dos consumidores, e não quaisquer questões racionais.

Os consumidores hoje em dia estão mais ocupados e cada vez mais desligados da tradicional forma de anunciar, e hoje, mais do que nunca, é necessário encontrar inovadoras formas de se relacionar com o seu consumidor.

Por isso, esta nova abordagem visa procurar componentes emocionais que façam com os consumidores se sintam mais ligados às marcas, e assim se mantenham. A criação de uma relação emocional entre a marca e o consumidor é a forma encontrada por esta corrente de pensamento, que alega ser assim possível criar laços mais resistentes e duradouros nesta ligação.

Cimentar um vínculo ou bonding assente nas emoções, dentro da cadeia comercial, deverá ser a nova forma de abordar o Marketing massificado dos nossos dias.

Por mais que se possa duvidar desta nova forma de abordar o Marketing, certeza há quando afirmo que são as emoções vividas que marcam fortemente, para bem ou para o mal, uma qualquer relação. Basta ver a utilização cada vez em maior número de experiências de vida quando se quer premiar a compra de uma determinada marca, como é o caso dos serviços que nos fornece a empresa A Vida é Bela.

É, por exemplo, a vivência destas experiências que nos faz reforçar os laços emotivos com uma determinada situação, dando origem a que as marcas passem a ser memoráveis.

Pense em algo que possa marcar para sempre a ligação com o seu consumidor. Oferece-lha no dia do aniversário (que não chegue por correio 2 ou 3 dias depois…) um presente personalizado (e não igual a todos os outros) por mais irrisório que seja o seu valor. Tente saber quais são os seus hobbies favoritos e premeie o seu consumidor com uma das suas actividades favoritas.

Há que criar “ligações” (bondings) mais fortes entre os seus consumidores e os seus produtos, que tornem o vínculo existente mais forte.

Conheça aprofundadamente o seu consumidor e depois tente identificar quais os pontos que possam despertar emoções fortes, que sejam memoráveis e que sejam capazes de gerar uma relação positiva junto do mesmo, e depois coloque-os ao seu dispor.

1 comment:

aefg said...

Boas.
Ou seja o Bonding é a relação do consumidor com uma Love Brand, certo?
Na minha opinião é fundamental os colaboradores transmitirem esse Bonding pois são(ou deveriam ser), em muitos casos, a "cara" dos produtos/serviços. Por vezes acho que falta, por parte dos colaboradores, representatividade, "amor à camisola".
Mas isto é só a minha opinião.
Cumprimentos e parabéns pelo blog!