Uma vez mais, e passando a publicidade, a cadeia portuguesa de supermercados Pingo Doce inovou com, aparente, brilhantismo.
Fizeram um estudo de mercado, testaram e só depois implementaram uma medida que à partida poderia trazer muitos dissabores para os seus clientes mas tal como, quando deram início à cobrança pelos sacos de plástico, foi uma medida brilhante.
Segundo esta cadeia de supermercados, a medida visa poupar 5 milhões de euros por ano, podendo assim contribuir para uma melhoria de melhores preços aos seus clientes (Que linda música para a maioria dos portugueses nesta altura..."poupamos para podermos oferecer ainda melhores preços"!)
Começa logo por continuarem a ser identificados como sendo os Inovadores! São os primeiros!
Depois passam a provocar um impulso nas compras com valores próximos dos 20 euros, ou seja, o cliente que ia só comprar meia dúzia de coisas que custavam menos do que esse valor, vai passar a olhar para o seus cesto e vai tentar pelo menos chegar aos 20 euros pois, muito provavelmente, não tem dinheiro na carteira. Mas acreditem que não é fácil....por experiência própria, as duas vezes que "a olho" tentei fazer um compra por 20 euros o seu resultado numa das vezes foi de 27 e na outra de 33€ e em nenhuma das situações tinha previsto comprar tanto.
Além destes trés argumentos anteriores, Poupar, Inovar e Impulsionar vendas, se eu fôsse o PD (o mais provável é já terem pensado nisso) apostaria mais nas zonas das Caixas ou seja, colocaria, provavelmente, mais produtos nesta zonas (ou pelo menos poderia passar a cobrar mais aos fornecedores para lá terem os seus produtos pois acredito que as vendas nestes pontos poderão aumentar) pois ocorreram concerteza algumas situações em que o valor da compra está nos 19€ e para chegar aos 20 basta comprar uma barra de chocolate que está mesmo ali à mão.
Portanto novidades, novidades continuam a ser no lugar do costume!
No comments:
Post a Comment