Com a actual atmosfera económica de maior contenção, racionalização dos custos, competição pelos melhores clientes e sua fidelização, entre outras tendências, verifica-se uma série de alterações na visão e actuação das empresas. O denominador comum é agora a orientação para o cliente.
O relacionamento com os clientes e sua importância para os negócios, em geral, assume hoje ainda maior destaque. A adaptação da estrutura das empresas e modelos de gestão na orientação para o cliente é cada vez mais um dado adquirido pelo meio empresarial como condição essencial para o sucesso dos negócios. Há que conhecer os seus públicos para melhor se lhes adaptar e para agir sobre eles de um modo mais eficaz.
Daí houve a necessidade de criar um conceito, “A gestão do relacionamento com o cliente”, ou “Customer Relationship Management (CRM)”.O CRM, tornou-se numa das maiores prioridades para qualquer instituição que procure tornar-se competitiva, mas existem algumas considerações a reter por forma a não se deitar tudo por terra.
O CRM para além de um conceito estratégico perfeitamente identificado como vital para o negócio, inclui também, um conjunto de aplicações e serviços ligados a metodologias centradas no cliente e através de aplicações informáticas podem-se mais facilmente sustentar a gestão do ciclo de vida de um cliente.
É necessário valorizar cada cliente. Trata-se de um processo de variedades interactivas que também visa responder à variedade de novos segmentos de mercado/clientes com ofertas diferenciadas. Tudo isto deverá ser suportado por sistemas de informação parametrizados e implementados de forma a permitir que a organização conheça as diversas interacções que com ela estabelecem os seus clientes, não apenas numa perspectiva comercial mas também relacional
No entanto, também é inevitável olhar para dentro da sua empresa e programá-la por forma a focar o seu activo humano na satisfação das necessidades dos seus clientes. Por isso, a importância de fazer com que os seus colaboradores embebam esta forma de estar é também vital para o sucesso deste processo.
Todo este conceito é um processo em evolução mas que desde logo sai reforçado por ser assumidamente um passo das empresas para uma orientação virada e focalizada no cliente.
“What helps people, helps business.”, por Leo Burnett, assim já escrevia este reconhecido estratega em marketing.
O relacionamento com os clientes e sua importância para os negócios, em geral, assume hoje ainda maior destaque. A adaptação da estrutura das empresas e modelos de gestão na orientação para o cliente é cada vez mais um dado adquirido pelo meio empresarial como condição essencial para o sucesso dos negócios. Há que conhecer os seus públicos para melhor se lhes adaptar e para agir sobre eles de um modo mais eficaz.
Daí houve a necessidade de criar um conceito, “A gestão do relacionamento com o cliente”, ou “Customer Relationship Management (CRM)”.O CRM, tornou-se numa das maiores prioridades para qualquer instituição que procure tornar-se competitiva, mas existem algumas considerações a reter por forma a não se deitar tudo por terra.
O CRM para além de um conceito estratégico perfeitamente identificado como vital para o negócio, inclui também, um conjunto de aplicações e serviços ligados a metodologias centradas no cliente e através de aplicações informáticas podem-se mais facilmente sustentar a gestão do ciclo de vida de um cliente.
É necessário valorizar cada cliente. Trata-se de um processo de variedades interactivas que também visa responder à variedade de novos segmentos de mercado/clientes com ofertas diferenciadas. Tudo isto deverá ser suportado por sistemas de informação parametrizados e implementados de forma a permitir que a organização conheça as diversas interacções que com ela estabelecem os seus clientes, não apenas numa perspectiva comercial mas também relacional
No entanto, também é inevitável olhar para dentro da sua empresa e programá-la por forma a focar o seu activo humano na satisfação das necessidades dos seus clientes. Por isso, a importância de fazer com que os seus colaboradores embebam esta forma de estar é também vital para o sucesso deste processo.
Todo este conceito é um processo em evolução mas que desde logo sai reforçado por ser assumidamente um passo das empresas para uma orientação virada e focalizada no cliente.
“What helps people, helps business.”, por Leo Burnett, assim já escrevia este reconhecido estratega em marketing.
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