As campanhas
publicitárias, por vezes, são vistas como um investimento desnecessário ou não
prioritário ou mesmo questionável, dado que a quantificação da sua influência
nas vendas não é algo objectivo.
De facto, muitos não
possuem os mecanismos devidos para que se possa responder de uma forma
objectiva e clara sobre os resultados de uma determinada campanha publicitária versus objectivos pretendidos.
Mas quais são esses
objectivos?
Fornecer informações. Em primeira instância, uma acção publicitária pretende dar a conhecer as características do produto, assim como aumentar
os níveis de conhecimento sobre o mesmo. Conteúdo, formas de utilização, onde
adquirir são informações fundamentais.
Aumentar a notoriedade. O nível de conhecimento sobre um
produto faz aumentar significativamente as hipóteses de aquisição. A divulgação
da marca permite que os potenciais consumidores conheçam a sua existência no
mercado, aumentando-lhe a notoriedade, e assim diminuir o esforço de compra. Quanto maior for o conhecimento
sobre uma marca mais fácil se torna tomar uma decisão, perante a panóplia de
produtos concorrentes existentes.
Influenciar na decisão de compra. Este constitui,
certamente, o objectivo máximo da publicidade.
Estes objectivos vêm reforçar o
papel da publicidade, pois por um lado ajudam a empresa na comercialização dos
seus produtos e por outro lado, beneficiam os consumidores no seu dia a dia.
Mas como saber se os objectivos
foram alcançados?
Quando se efectua uma promoção
pretende-se um aumento da notoriedade de um determinado produto e,
principalmente, um aumento das suas vendas num determinado período. Para se
concluir se a promoção foi ou não bem sucedida recorre-se à análise das vendas
e às quotas de mercado, obtendo-se uma resposta quantitativa e imediata.
Numa campanha publicitária como
os propósitos são, normalmente, mais alargados, é necessário recorrer a estudos
qualitativos (estudos de mercado onde se avaliam e comparam níveis de notoriedade,
recordação, preferência, etc) em conjunto com a análise das vendas.
Para ser considerada uma boa
campanha publicitária, esta não terá apenas de ser considerada uma proposta de
inegável criatividade e reconhecida pelo seu público alvo, mas também terá de
ter reflexos nas vendas do produto.
Publicitar os seus produtos
é ainda mais vital nos nossos dias dada a retração do mercado, pois o
consumidor vai comprar o produto que necessita e se não o comprar a si, será
certamente ao seu concorrente.
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