Friday, January 18, 2013

From Madeira to____(*)

No actual panorama a palavra globalização deixou de ser um exclusivo das empresas Multinacionais, e passou a estar ao alcance de quem pretende apostar na internacionalização.

Mas porquê internacionalizar? De uma forma geral a internacionalização surge quando se verifica que foram atingidos os objectivos no mercado onde estamos sedeados e existe ambição em continuar a crescer, ou então quando o nosso actual mercado deixou de ser aliciante e compensador.

Existem diversas formas de o fazer, desde o franchising aos acordos com empresas ou associações nos mercados de destino. Mas antes de qualquer passo nesse sentido é necessário proceder a uma análise do mercado que se pretende atingir, com especial atenção para os aspectos relacionados com questões legais, culturais e sócio/económicas em contra ciclo com a actual situação que se vive por cá.

E não podemos esquecer o enorme “Mercado da Saudade”.

Um milhão de emigrantes e seus descendentes são conhecedores das marcas regionais (ou seja, reduzem a necessidade de investimento em comunicação para dar a conhecer um produto) e estão, ainda por cima, propensos a consumir os produtos da sua terra, estando muitas vezes disposto a pagar um pouco mais para poder “matar as saudades”. embora não se consiga saber se iriam adquirir com tanta frequência caso estivessem a viver na Madeira.


Além disto, muitos dos nossos emigrantes são também empresários nas mais diversas áreas, e como tal poderão ser uma mais valia no estabelecimento de parcerias comerciais, fundamentais para a introdução de um produto num mercado estrangeiro.

Os principais mercados de destino dos emigrantes estão muito bem definidos: Estados Unidos da América, França, Brasil, Venezuela, Canadá, África do Sul e Reino Unido, entre outros de menor dimensão.

Cabe à capacidade e ambição da gestão das empresas madeirenses, bem como à associação das entidades privadas e públicas para obter condições de apoio à internacionalização, proporcionando à economia regional uma montra de produtos e serviços a comprar lá fora.

Fica o desafio e orgulho em ambicionar ver os produtos madeirenses, de qualidade reconhecida, espalhados pelo Mundo fora.

(*) Preencha com o nome do País que, depois de bem analisar, concluiu que deve apostar para continuar a cresce.

No comments: