Friday, January 27, 2006

Uma música vale mais que mil palavras


Um dos factores mais importantes numa boa campanha publicitária é a maneira como ela é apresentada, utilizando como principais recursos para a chamada de atenção, a parte auditiva e a parte visual.
Idealmente deve ser capaz de maravilhar o espectador e, às vezes, é a criatividade da campanha que torna “surpreendentes” as características do produto.
Esse é o caminho praticamente obrigatório para os produtos alimentares e para as bebidas. O produto deve ser mostrado de modo que o espectador sinta "água na boca". E o som é o estímulo ideal: por exemplo, o tilintar dos blocos de gelo caindo no copo e, depois, o seu chocalhar no líquido aumenta substancialmente a eficácia do anúncio da bebida.
De entre as formas como a informação publicitária é veiculada, a mais eficiente é através da música, pois as informações textuais são mais facilmente esquecidas. A música é agradável, chama atenção e tem um efeito muito grande na memória.
Contudo a escolha do tipo de música exige pelo menos tanto tempo como a escolha do tipo de imagem que se quer dar ao produto. A música contribui para reforçar o elemento de recordação da mensagem, e por isso ajuda a manter as campanhas na mente do consumidor durante mais tempo. A música permite a repetição de uma frase, de um nome ou de uma marca (muitas vezes mais do que poderia ser feito de forma exclusivamente falada), sem fartar o telespectador ou ouvinte.
Com a música é possível segmentar determinado público dentro de uma grande audiência, sem necessidade de explicitá-lo por imagens ou palavras, de modo que o resto dos ouvintes não se sinta automaticamente excluído. Além disso, a música permite comunicar aspectos difíceis de se fazer passar de outra forma, como são, um estado de espírito, um estilo entre outras “sensações”.
A memorização das informações veiculadas nos meios de comunicação tem uma relação directa com a emoção despertada no receptor (leitor, ouvinte ou telespectador), e com o nível de concentração envolvida nessa actividade. Mesmo assim, o excesso de informações divulgadas nos media actualmente, dificulta a absorção do conteúdo e faz com que as pessoas se esqueçam facilmente do que lhes foi transmitido.
Na publicidade, tem igual importância a originalidade do modo como a informação é passada, e os sentimentos, emoções e confiança vividos pelo receptor.
A banda sonora de uma qualquer campanha pode originar mais dividendos às marcas. Isto acontece quando, por exemplo, passa uma música na rádio ou na televisão, que, apesar de não estar inserida no spot publicitário, “fica no ouvido” e associa de imediato essa música à marca respectiva.
Um exemplo flagrante desta situação é a banda sonora dos anúncios da Optimus (dos MEW, “Conforting Sounds”)! Não é preciso estar a olhar para a televisão para saber que o que se está a passar refere-se a um produto da marca Optimus: até pode ser apenas o teledisco da música em questão, mas o que nos vem à cabeça é a marca e respectiva campanha.
Outro caso que, apesar de já ter imensos anos, continua a ser um bom exemplo, é a marca Bongo. Criou-se uma música específica para esta marca, que perdura ao longo dos anos e continua no ouvido de muito consumidores.
Experimente, feche os olhos e “veja” se consegue identificar qual a marca que está a anunciar só por estar a ouvir a banda sonora.

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