Thursday, August 18, 2011

Um Ecodestino de luxo


Ecoluxo é um termo usado para descrever os projectos que estão sendo postos em prática pelas marcas de luxo, que compreenda os valores da sustentabilidade na sua estratégia.

Num estudo desenvolvido pela Havas em 2008, foi referido que “um produto de melhor qualidade” significa, para os consumidores, um compromisso para com o bom desenvolvimento do planeta e das pessoas.


A comparação entre um bem de luxo e um destino de luxo parece-me ser um bom exercício de reflexão para se fazer. Não sei se a Madeira será ou não um destino de luxo (para mim é pelo menos um luxo viver neste destino), mas podemos e devemos olhar para algumas características inerentes aos bens de luxo, para além do dado mais comum, que é o facto de não ser um bem para massas; e isso sem dúvida que nunca seremos.


O sector dos bens de luxo viveu, até há pouco tempo, à margem das novas tecnologias incluindo a internet. Mas os tempos mudaram e projectos de sucesso, tal como, o Net à porter fizerem inverter os hos , gos verter os hal como o N de sucesso tal como o net rnet. mas nto ábitos. O site “ The art of a trench “, pela Burberry é um bom exemplo desta mudança. Ou seja, o suporte nas novas tecnologias para promover uma marca/destino é fundamental, desde que o seja de forma diferenciada e eficiente.


O consumidor deste tipo de bens está, segundo os especialistas, interessado em saber qual o impacto que o bem tem ao nível da saúde, como são os caso dos produtos alimentares ou cosméticos, bem como ao nível da protecção do meio ambiente, sendo os que respeitam estes valores, considerados os melhores produtos. Um micro destino que promove a natureza, como é o caso da Madeira, tem de praticar a aplicação desses valores que promove. Não é necessário limitar o número de visitantes como em Fernando Noronha, pelo menos para já, mas é necessário que se aplique medidas rígidas que garantam a sustentabilidade do nosso destino.


Muito embora não seja ainda um destes ecodestinos, a Madeira tem todas as potencialidades para lá chegar, no entanto, há que começar a implementar métodos rígidos que permitam controlar o impacto das acções e intervenções humanas, e ao mesmo tempo potenciar e dinamizar os pontos fortes de um destino deste tipo.